sexta-feira, 8 de março de 2019

Perseu e Andrômeda - Mitologia Grega



Perseu derrotou a terrível Medusa e estava retornando para casa portando a cabeça da górgona como troféu. Mas no caminho, depois de ter viajado muito tempo, o herói ficou cansado e, ao encontrar uma bela região, ele decidiu descansar.
O lugar era o jardim das Esperiades, terra do poderoso titã Atlas, onde ele foi castigado a segurar a abóboda celeste por toda a eternidade.
Perseu exigiu ser recebido com hospitalidade:
- Sou Perseu, filho de Zeus e responsável pela queda da odiosa Medusa.
- Que tipo de tolo pensa que sou?! Um reles mortal jamais derrotaria a poderosa górgona. Saia já dos meus domínios!
Perseu ficou furioso por seu grande feito ter sido contestado. Então, tirou da sacola a cabeça da Medusa e apresento-a para Atlas. O poderoso titã, ao encarar os olhos da Medusa, se petrificou, transformando o poderoso Atlas em uma grande montanha com a abóboda celeste apoiada no seu cume.
Perto dali, no reino da Etiópia, a arrogante e vaidosa rainha Cassiopeia se gabava da beleza de sua filha Andrômeda.
- Minha filha é tão bela que nem mesmo as nereidas se comparam a ela!
As nereidas eram belas ninfas aquáticas conhecidas pela inegável beleza. Estas se sentiram ofendidas pela rainha e exigiram que Poseidon castigasse a cidade. O deus determinou que Andrômeda fosse entregue como sacrifício a Ceto, uma criatura marinha, então a cidade seria destruída.
Resultado de imagem para andromeda perseu
Perseu e Andromeda
Para poupar o próprio reino, Cefeu, rei da Etiópia, decidiu sacrificar sua própria filha. Andrômeda foi acorrentada nas rochas junto ao mar e entregue ao seu destino. Perseu, no retorno de casa, se deparou com a linda mulher acorrentada e se apaixonou imediatamente. Foi quando dos mares emergiu uma criatura horripilante surgida para reivindicar o sacrifício.
O monstro avançou na direção de Andrômeda e Perseu não vacilou decidindo enfrentar a criatura marinha. Fazendo uso das sandálias aladas, Perseu mergulhou, atacando a criatura com sua espada divina. Devido aos esguichos de sangue e água, as asas de sua sandália ficaram encharcadas impossibilitando o herói de voar.
Sobre as rochas a luta continuava. Perseu conseguiu desviar dos ataques do monstro e se preparou para dar um golpe mortal. Sua técnica foi perfeita, a criatura ficou fora de combate.
A cidade e a princesa foram salvas. Como recompensa, Perseu recebeu do rei da Etiópia a mão da bela princesa Andrômeda. Após o casamento, Perseu e sua nova esposa partiram rumo à ilha de Séfiro a fim de concluir sua missão.


Bibliografia usada e recomendada

Mitologia Grega - Caixa 3 Volumes - por Junito de Souza Brandão

As 100 Melhores Histórias da Mitologia - por A. S. Franchini, Carmen Seganfredo

https://compre.vc/v2/540b8f7c66

Os mitos gregos: Box - por Robert Graves

https://compre.vc/v2/54a685f8e7

O Livro da Mitologia: A Idade Da Fábula - por Thomas Bulfinch

https://compre.vc/v2/54a04d3850

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário